segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nota de Agradescimento

               A Escola Mizinha está de parabéns por apresentar um belissímo evento junino o XV ARRAIA DA CUMADE MIZINHA, sábado passado, dia 23 de junho.

               No momento pôde-se observar como uma gestão coletiva faz a diferença no fazer institucional. O esforço dos professores, núcleo gestor, pais, parceiros e alunos foi fundamental para a efetivação e o sucesso de um festejo.
                 A escola sente-se muito fortalecida com o apoio irrestrito de todos que fazem a Escola Mizinha, sempre na busca de satisfação em tudo que faz.
Atenciosamente 
NÚCLEO GESTOR.

Festa Junina


História da Festa Junina e tradições 

Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões

 
 
                                               Origem da Festa Junina 
 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.